quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A abertura da Formação Continuada de Educadores do ProJovem Urbano foi repleta de atrações

A abertura da Formação Continuada de Educadores do ProJovem Urbano, no dia 22 de agosto, no Centro Espiritual Uirapuru - CEU, contou com várias atrações durante toda a noite. Para abrir o evento, um casal de professores fez uma animada apresentação teatral para os 414 professores dos 31 municípios contemplados pelo Programa.

Apresentação teatral - Foto: José Eugenes

Em seguida, o Cerimonial convidou a Secretária Executiva do Gabinete do Governador, Ariana Falcão, representando o Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes; o Coordenador de Políticas Públicas de Juventude, Ismênio Bezerra, representando o Secretário Chefe do Gabgov, Ivo Gomes; o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão; a representante da Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação - FUNDETEC, Maria Isa; e o Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - IDT, Francisco de Assis Diniz, para compor a mesa.

Mesa de Autoridades. Foto: José Eugenes


Como esta foi a última Formação dos professores do ProJovem 2010, algumas homenagens foram proferidas durante a cerimônia. O aluno Francisco Odilon Matias do Nascimento, de Quixeramobim, falou sobre a importância do Programa e a garantia de sua qualificação profissional em Construção e Reparos. “Mesmo com todas as minhas dificuldades, eu sei que meu futuro vai ser bem melhor, graças ao ProJovem”, finalizou Odilon. Ainda em agradecimento, a aluna Marcilânia Coelho do Carmo, de Quixelô, cantou um hino de louvor a Deus. Todo o auditório ficou de pé e cantou com a aluna. Um cordel foi recitado por um professor de Lavras da Mangabeira, destacando as qualidades e a importância do Programa na visão de alunos e professores.

Odilon - Aluno Projovem Urbano ( Quixeramobim). Foto:  José Eugenes

Marcilania - Aluna Projovem Urbano ( Quixelô)


Participantes da Formação do ProJovem. Foto: José Eugenes

Depois das encenações, o presidente do IDT, Francisco de Assis Diniz, fez questão de parabenizar os professores que fizeram a metodologia do Programa, executado no Ceará, ser destaque nacional. “É da sala de aula, através dos professores, que se conduz o elo da sociedade, do conhecimento”, afirmou De Assis. Na oportunidade, Ismênio Bezerra também parabenizou os professores do Programa por conseguirem manter cada aluno em sala de aula, reconhecendo que o cotidiano desses alunos é repleto de dificuldades e obstáculos na vida social deles. “Tenho muito orgulho de cada professor aqui. Professores que pesistem, que saíram das salas de aula e foram às maternidades e presídios para aplicarem as provas necessárias à manuntenção do aluno no Programa que acreditaram", disse emocionado Ismênio Bezerra.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, ressaltou a boa energia dos participantes no evento, fazendo menção à dedicação e ao esforço de cada pessoa envolvida no Programa. Já a Secretária Executiva do Gabinete do Governador, Ariana Falcão, agradeceu o compromisso de cada professor que atuou no Programa. “O ProJovem é muito mais que uma política pública, ele é uma causa”, disse Ariana, destacando que o Estado do Ceará obteve a melhor avaliação Nacional do ProJovem Urbano em vários critérios. “Vocês, professores, que fizeram o ProJovem, sabem a importância e a diferença que o Programa fez em cada família”, finalizou a Secretária.

Para o encerramento do evento, a noite contou com banda musical, coquetel e distribuição de “anima festas” contagiando todos os participantes. O encontro teve como objetivo capacitar os professores para a nova Unidade Formativa com o Tema: Juventude e  Cidadania, além das dimensões de Participação Cidadã e Qualificação Profissional, como também discutir estratégias para a conclusão do curso.

O ProJovem Urbano - 2ª entrada - iniciou-se em maio de 2010 e sua finalidade é elevar  o grau de escolaridade e qualificar profissionalmente jovens entre 18  e 29 anos, com 18 meses de duração e 2000 h/a.

O Programa é desenvolvido pelo Governo Federal e Governo do Estado, por meio da Coordenação de Políticas Públicas de Juventude, e  executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), com o apoio das prefeituras municipais, tornando o Ceará um dos Estados de destaque na execução do Programa em nível nacional. Só no Estado do Ceará, 12.400 alunos são beneficiados com o ProJovem Urbano.

Encerramento da abertura da formação. Foto: José Eugenes


Saiba mais sobre o Programa ProJovem Urbano.

Quem participa do ProJovem Urbano recebe, durante os 18 meses do
  curso, uma bolsa de R$ 100, desde que cumpra no mínimo 75% de  freqüência às aulas e realize 75% dos trabalhos solicitados pelos  professores. Por meio do ProJovem Urbano, esses jovens têm a chance de  terminar o ensino fundamental e aprender uma profissão, além de ter acesso  à inclusão digital e a participação em ações voltadas à prática da cidadania. Com seu caráter precursor e um currículo totalmente inovador, o ProJovem Urbano atende, desde o segundo semestre de 2008,  cerca de 350 mil jovens entre 18 e 29 anos em salas de aula  espalhadas por todo o Brasil.

Um comentário:

  1. Que ibope! Esse evento foi um sucesso. Parabéns organizadores! Tereza

    ResponderExcluir