sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Encontro Regional de Conselhos de Juventude em Aquiraz #açãoCOJUVce

Realizado no dia 27 de fevereiro, quinta-feira, o Encontro Regional de Conselhos de Juventude aconteceu em Aquiraz, o segundo de quatro encontros que teremos em Iguatu e  Novo Oriente encontros promovidos pela Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude do Ceará - Cojuv.

Evento

O objetivo do encontro é criar novos conselhos e fortalecer os conselhos existentes, além da troca de experiências entre as cidades que possuem o conselhos e as que ainda não possuem, mostrando assim a importância e as políticas públicas existentes.



No primeiro momento a mesa composta  por Julio Brizzi Presidente do Conselho Estadual de Juventude, Secretário de Ajunto do Planejamento, Rodrigo Mesquita, o Secretário do Desporto e Juventude de Aquiraz André Luiz e Felipe Kuhn representando a COJUV. 
O facilitador Davi Barros, Conselheiro Nacional de Politicas Publicas de Juventude, palestrou sobre o “Panorama das Políticas Públicas de Juventude” instigou sobre o diálogo, a criação e importância do conselhos de juventudes e políticas públicas no estado do Ceará, além de um breve contexto histórico sobre a implementação no estado. 


No segundo momento Ítalo Beethoven apresentou as etapas da criação e o fortalecimentos dos conselhos lembrando os passos as passos dessa mobilização, já o Felipe, apresentou as ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas e as formas para representar em cada município.



Os gestores sociedade civil presentes representavam os municípios de Aquiraz, Aratuba, Aracati, Cascavel, Choró, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Pacajus e Russas, são esses gestores e sociedade civil.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Visitas as turmas do ProJovem #açãoCOJUVce


No mês de fevereiro as turmas do ProJovem Urbano, Campo e Educação em Presídios receberam a visita de monitoramento e acompanhamento dos servidores da Coordenadoria Especial de Juventude do Governo do Estado do Ceará, Hanoy Barroso, João Renato Parente e Emanoel Medeiros. 

  Os municípios visitados foram: Ararendá, Nova Russas, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Acaraú, Aiuaba, Quixeré, Limoeiro do Norte, Icapuí, Aracati, Alto Santo, Jaguaribara, Palmácia, Pacoti, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacajus, Barreira, Madalena, Caridade,  Camocim e as penitenciárias Hélio Viana e Desembargadora Auri Moura Costa.

O ProJovem tem como objetivo elevar o grau de escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.
          
  
O Programa no Ceará atende em 200 jovens em cada um dos 42 municípios e  2 Unidades Penitenciárias. "As visitas de monitoramento e  acompanhamento realizadas pelos servidores da Coordenadoria de Juventude reafirmam o compromisso do Governo do Estado com os ProJovens e possibilitam maior integração com os Governos Municipais e a Juventude Cearense" afirmou Robertha Arrais - Coordenadora da Célula dos Programas ProJovem Campo e ProJovem Urbano.




segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

COJUV presente na inauguração do Cuca no bairro Mondubim



A Prefeitura de Fortaleza inaugurou o Cuca no bairro Mondubim nessa sexta-feria, 21.02, abrindo suas portas para comunidade apresentando suas atividades e estrutura gratuitamente, espaço amplo para atividades esportistas e cursos diversos, além de uma bela biblioteca. O evento foi marcado pelas apresentações artísticas de grupos de hip hop e rap locais, como Preto Zezé.


A inauguração contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio, diversos secretários e vereadores, da  secretária Severine Macedo, da Secretaria Nacional da Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, além da equipe da Coordenadoria Especial de Juventude do Governo do Estado do Ceará, representado pelo coordenador Ismênio Bezerra, que falou da importância desse investimento para juventude.


“A inauguração do Cuca do Mondubim representa o compromisso da gestão municipal com a coisa pública. O prefeito Roberto Claúdio e o coordenador de juventude de Fortaleza Élcio Batista, demostram mais uma vez seu compromisso com o povo da cidade, de maneira especial com a juventude. A Rede Cuca sem dúvidas é um marco na história das políticas públicas de juventude no Brasil." Destacou Ismênio.


Encontros Regionais de Conselhos de Juventude em Sobral #açãoCOJUCce


      No dia 20 de fevereiro aconteceu o primeiro Encontro Regional de Conselhos de Juventude realizado em Sobral, o primeiro dos quarto encontros promovidos pela Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude do Ceará - COJUV.

Evento

    
    O objetivo do encontro é criar novos conselhos e fortalecer os conselhos existentes, além da troca de experiências entre as cidades que possuem o conselhos e as que ainda não possuem, mostrando assim a importância e as políticas públicas existentes.


   A participação e implementação de conselhos para juventude falada no primeiro momento na composição da mesa por Italo Beethoven Assessor da Coordenadoria Especial de Políticas de Juventude do Ceará, Igor Bezerra Coordenador Especial de Políticas Publicas de Juventude na Prefeitura Municipal de Sobral e Reinaldo Bezerra Articulador Cultural do Projeto Vida nas Teias da Cultura, reafirmou em cada fala a importância de se ter e fortalecer os conselhos de juventude. 


     O conselheiro estadual da juventude, Roberto Viana enfatizou as políticas públicas para juventude, destacando as transformações sociais pautadas nos acontecimentos recentes em que a juventude estava presente.
No segundo momento Ítalo Beethoven trás as fases dos conselhos como implementação, mobilização, divulgação e apresentação  para os jovens, mostrando os acesso a políticas públicas que contribui para transformações. 

      Nesse mesmo pensamento Felipe Kuhn apresentou formas de comunicação, planejamento  e diálogos  para os conselhos de juventude, mostrando o passo a passo de como pode ser feito, motivando os gestores e a sociedade civil para implementação.
 
,


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Coordenador de Juventude realiza formação na AESP



No mês de janeiro e fevereiro o coordenador Especial da Juventude do Ceará, Ismênio Bezerra, lecionou os temas  sociedade ética e direitos humanos na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará - AESP para os candidatos a cargo de soldado da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

G 10

As turmas G30 (Grupo Fenix) e G10 passaram por instruções e orientações sobre temas dentro da sociedade e seus direitos,  conhecendo a metodologia e o direcionamento para utilizar na realização das atividades no dia-a-dia.


G 30


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Encontros Regionais de Conselhos de Juventude do Ceará #participe



         Os Conselhos de Juventude tem como propósito a participação e interlocução entre a sociedade com o Estado, elaborando, planejando, e implementação as políticas públicas voltadas para a juventude, com isso monitorando e avaliando a execução das políticas de juventude, além de promover a articulação interinstitucional nos âmbitos federal, estadual e municipal, no estado do Ceará.

         Os Encontros Regionais dos Conselhos serão realizados no primeiro semestre desse ano, com o objetivo de criar novos conselhos e o fortalecer os conselhos de juventude no Ceará.

Datas:
20 de Fevereiro - Sobral
27 de Fevereiro - Aquiraz
01 de Abril - Novo Oriente

Horário: 9h às 17h

Participantes: Gestores e Sociedade Civil

Inscriçõeshttps://docs.google.com/forms/d/17GdhPnwQpJVZC0e0U7SNLJZ-A5S4DhXVsoX6aG1Suks/viewform